PRESENT

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Visualização e Comunicação de Dados de Saúde
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[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Ana Margarida Ferreira
Pedro Marques
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Dotar os alunos com conhecimentos e competências na prevenção, deteção, desenho, comunicação, visualização e gestão de serviços e mecanismos de segurança para sistemas de informação em saúde (SIS), que incluem o:
• estudo, definição e a avaliação de:
– modelos e mecanismos de autenticação e controlo de acesso a SIS
– modelos e mecanismos avançados de monitorização e auditoria para deteção de ameaças de segurança e verificação de erros e ambiguidades na interação com SIS
– modelos socio-tecnológicos de ataque e defesa, usando tecnologia 3D e/ou de jogos sérios, para deteção e correção de falhas de segurança em SIS
• desenho de sistemas SIS com visualização e comunicação segura e adaptada quer ao contexto móvel – anytime/anywhere – quer ao contexto hospitalar
• estudo de usabilidade e interação segura em sistemas SIS ou em aparelhos médicos
• estudo e aplicabilidade da regulamentação Europeia e legislação Nacional relativos à proteção de dados pessoais de saúde e respetivas questões éticas
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
• Os domínios da segurança e a sua aplicabilidade em saúde
• Identificar e analisar modelos e mecanismos de autenticação e controlo de acesso na saúde
• Identificar e analisar modelos e ferramentas de monitorização e profiling para deteção de falhas de segurança em ambiente de saúde
• Definição de interação, estudo de vários desenhos de interação em saúde
• Modelos socio-tecnológicos e casos de uso de ferramentas 3D e jogos sérios na segurança
• Utilização de dispositivos móveis em sistemas de saúde e a sua segurança
• Visualização e comunicação segura – métodos e ferramentas
• Segurança e usabilidade em sistemas de saúde e dispositivos médicos
• Atual regulamentação Europeia e legislação Nacional relativa à proteção de dados em saúde – métodos inovadores para a sua aplicabilidade
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Métodos de ensino
• Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais
• Trabalho de investigação em grupo com apresentação de um artigo cientifico no final
Métodos de avaliação
• Exame final (10 valores)
Trabalho de grupo (10 valores)
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As aulas teórico-práticas são adequadas para a transmissão dos conceitos teóricos envolvidos e permitirão o desenvolvimento das competências e comportamentos necessários à integração destes novos métodos científicos na prática diária.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
CISSP All-in-One Exam Guide, Seventh Edition, by Shon Harris and Fernando Maymi, Jun 7, 2016
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