LAB.HIPS

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Projeto Laboratorial em Intervenções Clínicas, Políticas e Serviços de Saúde
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[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]João Fonseca [/ms_accordion_item]
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Esta unidade curricular pretende colocar os estudantes num cenário de aprendizagem orientada por problemas, desenvolvendo um projeto laboratorial no âmbito de uma das três UCs nucleares desta área de especialidade [(1) Prática baseada na evidência e avaliação de tecnologias em saúde; (2) Síntese de evidência e análise de decisão em saúde; (3) Economia, políticas e gestão de serviços de saúde], preparando as suas competências na realização de investigação nesta área e aplicando os conhecimentos adquiridos nas restantes UC.
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Conteúdos a definir em cada edição.
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
O desenvolvimento de projetos laboratoriais em Intervenções Clínicas, Políticas e Serviços de Saúde de acordo com o contexto de cada edição potenciará o desenvolvimento de competências de investigação especificas e adaptadas aos desafios sentidos por cada estudante dentro desta área temática em coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas em laboratório para desenvolvimento de um projeto. Avaliação por apresentação do projeto final (100%).
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A interacção prática em ambiente de laboratório permite consolidar nos estudantes os conceitos mais avançados da área científica. Através da discussão directa com docentes do programa, os estudantes irão igualmente desenvolver competências e principalmente ajustar comportamentos que lhes permitem integrar estes novos métodos na prática diária da investigação.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Leiyu S. Health Services Research Methods, 2nd Edition. Thomson Delmar Learning. 2008. ISBN: 978-1-4283-5229-2
Kane RL (Ed.). Understanding Healthcare Outcomes Research (2nd Edition). Sudbury, MA: Jones and Bartlett Publishers, 2006.
Bowling A. Research Methods in Health. Investigating health and health services, 2nd edition, Open University, New York, USA, 2002.
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