PROJECT

Projeto de Tese
Com esta UC pretende-se que o estudante seja capaz de:
– identificar áreas com necessidade de desenvolvimento de nova evidência usando ciência de dados de saúde,
– formular questões de investigação exequíveis, interessantes, novas, éticas e relevantes de forma adequada e completa,
– identificar e reunir a equipa de orientação mais adequada à concretização do projecto de investigação proposto
– efectuar revisões bibliográficas adequadas de forma a fundamentar a necessidade do desenvolvimento do projecto assim como para caracterizar o estado da arte,
– identificar os elementos necessários para a criação de um protocolo para apresentação a Conselho Científico, Comissão de Ética das Instituições Competentes, Comissão Nacional de Proteção de Dados,, candidaturas a financiamentos e desenvolvimento de uma tese de doutoramento.
– Noção dos elementos necessário para a realização de um protocolo de Investigação em Saúde,
– Identificação adequada do projecto de investigação,
– Formulação estruturada da questão de investigação e objectivos,
– Elaboração do racional,
– Revisão bibliográfica,
– Elaboração do plano metodológico e plano de trabalhos,
– Planificação do orçamento,
– Descrição dos resultados esperados,
– Técnicas e regras para criação de resumos científicos.
A identificação de áreas com necessidade de desenvolvimento de evidência auxilia o estudante a escolher o tema para o projeto de investigação. A identificação do projeto, a formulação estruturada da questão de investigação e objetivos, o conhecimento dos elementos básicos de um protocolo de investigação e a aprendizagem de técnicas e regras para criação de resumos científicos permitirá divulgar o projeto de forma clara para receber input crítico por parte de colegas, orientadores e colaboradores e ainda estruturar de forma sistematizada o raciocinio lógico necessário para o desenvolvimento do seu projecto de investigação.
A apresentação da estrutura do protocolo de investigação permitirá compreender os elementos necessários para apresentar o seu projeto a Comissões de Ética das Instituições Competentes, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Conselho Científico e candidatura a bolsas.
Sessões teórico-práticas, individuais e em grupo, com apresentação sequencial, oral e por escrito, das partes constituintes de um projeto/protocolo de investigação e sua discussão: nomeadamente a identificação do protocolo, justificação do projecto de investigação (racional), a formulação da questão de investigação e dos objectivos e respectiva bibliografia. Esta estrutura de ensino cumprirá a distribuição horária. A avaliação resultará da discussão pública e da entrega por escrito das secções mencionadas do protocolo.
Nesta UC será transmitida de forma teórica toda a estrutura de um protocolo de investigação e estimulada uma atitude crítica relativa à evidência científica disponível.
Serão leccionadas, utilizando como exemplo temas apresentados pelos alunos, a estrutura das questões de investigação e a análise crítica da sua exequibilidade, interesse, novidade, ética e relevância.
Será discutido o processo de formação de uma equipa de investigação adequada
Durante as aulas será estimulada a participação dos estudantes assim como a aplicação do seu projecto de investigação no tópico em questão e promovendo a discussão pela equipa docente e restantes alunos, realizando assim um acompanhamento direto da evolução do projeto dos alunos.
Algumas aulas serão alocadas para a apresentação oral formal por parte de cada aluno dos elementos do protocolo necessários para a avaliação à UC.
Utilizando um esquema de aulas em que ocorre partilha de conhecimentos com imediata aplicação para o contexto de cada aluno pretende-se promover o enraizamento das competências e comportamentos necessários à integração dos conceitos e aplicação dos mesmos no desenvolvimento da tese e artigo(s) científico(s).
Reece., D. (Eds.) (1995). How to do it, vol. 3 (3rd edition). London: BMJ Publishing Group. ISBN: 0-7279-0896-0
Huth, E. J. (1990). How to write and publish papers in the medical sciences (2nd edition). Baltimore: Williams & Wilkins. ISBN: 0-683-04272-6
Fathalla M. F., Fathalla M. M. F. (2004). A practical guide for health researchers. Cairo, Egypt: WHO Regional Publications, Eastern Mediterranean Series.
Todas as publicações identificadas, relevantes e adequadas ao tema da Tese de cada estudante constituem, também, bibliografia desta unidade curricular.