Projeto de Tese
Com esta UC pretende-se que o estudante seja capaz de:
– identificar áreas com necessidade de desenvolvimento de nova evidência usando ciência de dados de saúde,
– formular questões de investigação exequíveis, interessantes, novas, éticas e relevantes de forma adequada e completa,
– identificar e reunir a equipa de orientação mais adequada à concretização do projecto de investigação proposto
– efectuar revisões bibliográficas adequadas de forma a fundamentar a necessidade do desenvolvimento do projecto assim como para caracterizar o estado da arte,
– identificar os elementos necessários para a criação de um protocolo para apresentação a Conselho Científico, Comissão de Ética das Instituições Competentes, Comissão Nacional de Proteção de Dados,, candidaturas a financiamentos e desenvolvimento de uma tese de doutoramento.
– identificar áreas com necessidade de desenvolvimento de nova evidência usando ciência de dados de saúde,
– formular questões de investigação exequíveis, interessantes, novas, éticas e relevantes de forma adequada e completa,
– identificar e reunir a equipa de orientação mais adequada à concretização do projecto de investigação proposto
– efectuar revisões bibliográficas adequadas de forma a fundamentar a necessidade do desenvolvimento do projecto assim como para caracterizar o estado da arte,
– identificar os elementos necessários para a criação de um protocolo para apresentação a Conselho Científico, Comissão de Ética das Instituições Competentes, Comissão Nacional de Proteção de Dados,, candidaturas a financiamentos e desenvolvimento de uma tese de doutoramento.
– Noção dos elementos necessário para a realização de um protocolo de Investigação em Saúde,
– Identificação adequada do projecto de investigação,
– Formulação estruturada da questão de investigação e objectivos,
– Elaboração do racional,
– Revisão bibliográfica,
– Elaboração do plano metodológico e plano de trabalhos,
– Planificação do orçamento,
– Descrição dos resultados esperados,
– Técnicas e regras para criação de resumos científicos.
– Identificação adequada do projecto de investigação,
– Formulação estruturada da questão de investigação e objectivos,
– Elaboração do racional,
– Revisão bibliográfica,
– Elaboração do plano metodológico e plano de trabalhos,
– Planificação do orçamento,
– Descrição dos resultados esperados,
– Técnicas e regras para criação de resumos científicos.
A identificação de áreas com necessidade de desenvolvimento de evidência auxilia o estudante a escolher o tema para o projeto de investigação. A identificação do projeto, a formulação estruturada da questão de investigação e objetivos, o conhecimento dos elementos básicos de um protocolo de investigação e a aprendizagem de técnicas e regras para criação de resumos científicos permitirá divulgar o projeto de forma clara para receber input crítico por parte de colegas, orientadores e colaboradores e ainda estruturar de forma sistematizada o raciocinio lógico necessário para o desenvolvimento do seu projecto de investigação.
A apresentação da estrutura do protocolo de investigação permitirá compreender os elementos necessários para apresentar o seu projeto a Comissões de Ética das Instituições Competentes, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Conselho Científico e candidatura a bolsas.
A apresentação da estrutura do protocolo de investigação permitirá compreender os elementos necessários para apresentar o seu projeto a Comissões de Ética das Instituições Competentes, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Conselho Científico e candidatura a bolsas.
Sessões teórico-práticas, individuais e em grupo, com apresentação sequencial, oral e por escrito, das partes constituintes de um projeto/protocolo de investigação e sua discussão: nomeadamente a identificação do protocolo, justificação do projecto de investigação (racional), a formulação da questão de investigação e dos objectivos e respectiva bibliografia. Esta estrutura de ensino cumprirá a distribuição horária. A avaliação resultará da discussão pública e da entrega por escrito das secções mencionadas do protocolo.
Nesta UC será transmitida de forma teórica toda a estrutura de um protocolo de investigação e estimulada uma atitude crítica relativa à evidência científica disponível.
Serão leccionadas, utilizando como exemplo temas apresentados pelos alunos, a estrutura das questões de investigação e a análise crítica da sua exequibilidade, interesse, novidade, ética e relevância.
Será discutido o processo de formação de uma equipa de investigação adequada
Durante as aulas será estimulada a participação dos estudantes assim como a aplicação do seu projecto de investigação no tópico em questão e promovendo a discussão pela equipa docente e restantes alunos, realizando assim um acompanhamento direto da evolução do projeto dos alunos.
Algumas aulas serão alocadas para a apresentação oral formal por parte de cada aluno dos elementos do protocolo necessários para a avaliação à UC.
Utilizando um esquema de aulas em que ocorre partilha de conhecimentos com imediata aplicação para o contexto de cada aluno pretende-se promover o enraizamento das competências e comportamentos necessários à integração dos conceitos e aplicação dos mesmos no desenvolvimento da tese e artigo(s) científico(s).
Serão leccionadas, utilizando como exemplo temas apresentados pelos alunos, a estrutura das questões de investigação e a análise crítica da sua exequibilidade, interesse, novidade, ética e relevância.
Será discutido o processo de formação de uma equipa de investigação adequada
Durante as aulas será estimulada a participação dos estudantes assim como a aplicação do seu projecto de investigação no tópico em questão e promovendo a discussão pela equipa docente e restantes alunos, realizando assim um acompanhamento direto da evolução do projeto dos alunos.
Algumas aulas serão alocadas para a apresentação oral formal por parte de cada aluno dos elementos do protocolo necessários para a avaliação à UC.
Utilizando um esquema de aulas em que ocorre partilha de conhecimentos com imediata aplicação para o contexto de cada aluno pretende-se promover o enraizamento das competências e comportamentos necessários à integração dos conceitos e aplicação dos mesmos no desenvolvimento da tese e artigo(s) científico(s).
Reece., D. (Eds.) (1995). How to do it, vol. 3 (3rd edition). London: BMJ Publishing Group. ISBN: 0-7279-0896-0
Huth, E. J. (1990). How to write and publish papers in the medical sciences (2nd edition). Baltimore: Williams & Wilkins. ISBN: 0-683-04272-6
Fathalla M. F., Fathalla M. M. F. (2004). A practical guide for health researchers. Cairo, Egypt: WHO Regional Publications, Eastern Mediterranean Series.
Todas as publicações identificadas, relevantes e adequadas ao tema da Tese de cada estudante constituem, também, bibliografia desta unidade curricular.
Huth, E. J. (1990). How to write and publish papers in the medical sciences (2nd edition). Baltimore: Williams & Wilkins. ISBN: 0-683-04272-6
Fathalla M. F., Fathalla M. M. F. (2004). A practical guide for health researchers. Cairo, Egypt: WHO Regional Publications, Eastern Mediterranean Series.
Todas as publicações identificadas, relevantes e adequadas ao tema da Tese de cada estudante constituem, também, bibliografia desta unidade curricular.