DATA

Princípios de Dados de Saúde

Compreender os processos de recolha, organização e gestão de dados em saúde, e em particular os potenciais problemas de qualidade de dados.

Competências e aptidões
– Procurar e compreender potenciais problemas de qualidade de dados no contexto dos sistemas de informação em saúde;
– Identificar e classificar problemas de qualidade de dados segundo várias dimensões;
– Perceber os processos de auditoria na manutenção da qualidade da informação biomédica

• Fluxos de dados e principais dificuldades nos SI na saúde
• Barreiras na recolha de informação
• Problemas de qualidade de dados: dimensões, taxonomias
• Classificação e análise de problemas e qualidade de dados
• Auditoria e qualidade da codificação clínica
• Auditoria nos hospitais do SNS
Os conteúdos lecionados dotarão os estudantes dos conceitos necessários e suficientes para compreender e interpretar dados de saúde, e as suas peculiaridades.
Especificamente, através dos conteúdos lecionados os estudantes irão adquirir os conhecimentos e competências que lhes permitem identificar, quer o objetivo, quer o processo de recolha, codificação e utilização de dados de saúde, a sua integração no sistema de saúde, e as dificuldades que serão levantadas com a sua generalização.
Aulas teóricas e teórico-práticas com exposição teórica e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais. Avaliação por trabalho de grupo introdutório (30%) e exame final (70%).
A exposição teórica permite transmitir aos estudantes os conceitos que lhes permitam descrever, identificar e caracterizar os aspetos relacionados com os dados de saúde. Através da discussão de temas e da realização de trabalhos de grupo, os estudantes irão igualmente desenvolver competências e principalmente ajustar comportamentos que lhes permitem integrar estes conceitos na prática diária da investigação.
E. H. Shortliffe and J. J. Cimino, Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine. Springer, 2006.
R. Cruz-Correia, P. P. Rodrigues, A. Freitas, F. Almeida, R. Chen, and A. Costa-Pereira, “Data Quality and Integration Issues in Electronic Health Records,” in Information Discovery on Electronic Health Records, V. Hristidis, Ed. CRC Press, 2009, pp. 55–95.