TOP.HI

Tópicos Avançados em Informática na Saúde
Esta unidade curricular (UC) pretende colocar os estudantes em contacto com tópicos avançados em informática na saúde, proporcionando-lhes dessa forma um conhecimento actual e alargado do tema, o qual lhes será útil na utilização e/ou desenvolvimento deste tipo de metodologias.
Os conteúdos abrangerão as diversas áreas da informática na saúde, nomeadamente metodologias de gestão e visualização de dados, processamento e cura, bem como inovações em sistemas de informação e tecnologias de saúde digital, proporcionando também a expansão dos conteúdos de outras UC relacionadas. A escolha dos tópicos será feita em cada edição desta unidade curricular, tendo em consideração não só o perfil e interesses dos alunos, como também os tópicos que no momento se considerem ser os mais relevantes na área.
Os conteúdos apresentados dotarão os estudantes dos conceitos necessários e suficientes para identificar o estado-da-arte e os avanços mais recentes em informática na saúde, através da elaboração de um programa de seminários que serão lecionados por investigadores/peritos relacionados com cada um dos tópicos selecionados.
A metodologia de ensino basear-se-á num conjunto de seminários com exposição teórica e discussão de tema, a qual permitirá que cada um dos oradores transmita também aspetos importantes decorrentes da sua experiência. A avaliação será realizada na forma de exame final (100%).
A exposição teórica em ambiente de seminário permite não só a transmissão aos estudantes dos tópicos em si, como também a interacção com cada um dos investigadores/peritos, proporcionando dessa forma a percepção de diferentes experiências e o desenvolvimento de competências e boas práticas na utilização e/ou desenvolvimento das metodologias de cada um dos tópicos.
SHORTLIFFE, E. H., & CIMINO, J. J. (2006). BIOMEDICAL INFORMATICS: COMPUTER APPLICATIONS IN HEALTH CARE AND BIOMEDICINE. SPRINGER.