THESIS

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Tese
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Pedro Pereira Rodrigues [/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Implementar um trabalho de investigação enquadrado nas áreas de Análise Inteligente de Dados de Saúde, Informática na Saúde, ou Política e Gestão de Serviços de Saúde.
Redigir uma tese na sequência de um trabalho de investigação.
Apresentar e defender a tese em provas públicas.
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os estudantes deverão desenvolver o seu trabalho de investigação enquadrado nas áreas de Análise Inteligente de Dados de Saúde, Informática na Saúde, ou Política e Gestão de Serviços de Saúde.
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A elaboração de uma tese, na sequência de um trabalho de investigação, numa das áreas de especialização do curso irá permitir aos estudantes consolidar as competências discriminadas nos seus objetivos, e avançar a sua área específica da ciência de dados de saúde.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Nesta unidade curricular os estudantes deverão redigir uma tese numa das três áreas de especialização do ciclo de estudos: Análise Inteligente de Dados de Saúde, Informática na Saúde, ou Política e Gestão de Serviços de Saúde. Serão realizadas sessões de orientação tutorial individuais ou em grupo, pelos docentes responsáveis pela unidade curricular (incluindo os membros das equipas de orientação).
A nota final será dada com base:
1. em informação obtida do(s) orientador(es) sobre o desempenho do aluno;
2. na tese por ele elaborada;
3. numa apresentação do trabalho em provas públicas.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
O docente responsável pela unidade curricular fará a validação prévia das propostas de
tese e fará a supervisão do decorrer dos trabalhos, inclusivé quando a orientação
fica a cargo de investigadores externos. Para além da informação fornecida pelos
orientadores, o documento escrito é revisto por pelo menos dois examinadores externos que têm a
oportunidade de questionar o aluno durante as provas públicas. Este protocolo usado
para a avaliação permite quantificar a qualidade do trabalho realizado, nomeadamente no
que diz respeito à sua autonomia, à qualidade das soluções encontradas e à qualidade da
tese produzida.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Reece., D. (Eds.) (1995). How to do it, vol. 3 (3rd edition). London: BMJ Publishing Group. ISBN: 0-7279-0896-0
Huth, E. J. (1990). How to write and publish papers in the medical sciences (2nd edition). Baltimore: Williams & Wilkins. ISBN: 0-683-04272-6
Fathalla M. F., Fathalla M. M. F. (2004). A practical guide for health researchers. Cairo, Egypt: WHO Regional Publications, Eastern Mediterranean Series.
Todas as publicações identificadas, relevantes e adequadas ao tema da Tese de cada estudante constituem, também, bibliografia desta unidade curricular.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]