SYNTHETIZE

Síntese de Evidência e Análise de Decisão em Saúde
A área da saúde, da prática clínica às políticas e gestão de serviços de saúde, tem as suas bases assentes na necessidade de tomar decisões num contexto de dados, informação e conhecimento frequentemente incompletos e incertos. Assim sendo, os processos de tomada de decisão na área da saúde têm necessariamente que integrar, da forma mais adequada e abrangente possível, a melhor evidência e conhecimento científicos disponíveis, a experiência e prática dos profissionais de saúde e as perspectivas e preferências dos indivíduos ou populações servidos.
Neste contexto, as metodologias de síntese da evidência e conhecimento científico; as metodologias de formalização, quantificação e modelação do processo de tomada de decisão; e as metodologias de avaliação económica são ferramentas e elementos chave no apoio e sustentação dos processos de tomada de decisão na área da saúde.
Assim sendo, esta unidade curricular pretende abordar e capacitar os estudantes relativamente aos aspectos teóricos e práticos fundamentais no âmbito dos estudos de síntese de evidência, da formalização e modelação da análise de decisão e da avaliação económica na área da saúde.
No fim desta unidade curricular o estudante deverá:
– Conhecer os fundamentos teóricos dos estudos de síntese de evidência – Revisões Sistemáticas e Meta-Análise;
– Adquirir as competências práticas fundamentais à planificação, execução e avaliação crítica de estudos de síntese de evidência (efetuar pesquisas bibliográficas adequadas; selecionar estudos; efetuar a extração e processamento dos dados dos estudos incluídos; compreender e aplicar as metodologias de análise estatística apropriadas; redigir e analisar criticamente este tipo de estudos)
– Conhecer e descrever o conceito e enquadramento da análise de decisão na área da saúde;
– Adquirir as competências práticas fundamentais à planificação, execução e avaliação crítica de análises de decisão na área da saúde (identificar e formular questões de investigação em função do contexto de decisão; identificar e analisar as opções e alternativas existentes; formalizar e estruturar o processo de análise de decisão; identificar e analisar os eventos e parâmetros relevantes no processo de análise de decisão; identificar e analisar variáveis de resultado; identificar e analisar adequadamente as alternativas de decisão utilizando os métodos estatísticos apropriados; analisar o impacto e as fontes de incerteza na decisão);
– Conhecer os fundamentos teóricos das avaliações económicas na área da saúde;
– Adquirir as competências práticas fundamentais à planificação, execução e avaliação crítica de avaliações económicas na área da saúde (identificar e analisar os diferentes tipos de avaliações económicas na área da saúde – análise de custos, análise de minimização de custos, análise de custo-benefício, análise de custo-efectividade e análise de custo-utilidade; identificar, analisar e quantificar custos; identificar, analisar e quantificar consequências; identificar e aplicar as medidas, modelos e métodos de análise estatística apropriados).

Estudos de Síntese de Evidência – Introdução e Definições;
Revisões Sistemáticas e Metanálise – Fases Operacionais:
– Formulação da Questão;
– Pesquisa da Evidência;
– Selecção de Estudos;
– Extracção e Processamento de Dados;
– Avaliação de Qualidade dos Estudos;
– Análise Estatística em Estudos de Síntese de Evidência;
– Heterogeneidade – Detecção e Tratamento;
Viéses em Estudos de Síntese de Evidência;
Preparação do Protocolo de uma Revisão Sistemática e Metanálise;
Divulgação de Resultados – Preparação e Redacção de Revisões Sistemáticas e Metanálise;

Análise de decisão em Medicina – Introdução e Definições;
Métodos de representação e análise do processo de decisão;
Construção e interpretação de arvores de decisão;
Integração de testes diagnósticos no processo de decisão;
Valorização de resultados, utilidade e QALY’s;
Probabilidade e gestão da incerteza;
Análise de limiar e análise de sensibilidade determinística;
Análise de sensibilidade probabilística, simulação através de métodos de Monte Carlo
Introdução aos modelos de Markov;

Avaliações Económicas na área da Saúde – Introdução e Definições;
Custos – Definições e quantificação;
Efectividade – Valorização de resultados na saúde
Análise estatística;
Ajustamentos, preferências e Discounting;
Análise e gestão da incerteza na decisão.

Os conteúdos lecionados dotarão os estudantes dos conceitos teóricos e competências práticas necessárias e suficientes para compreender e aplicar as metodologias de síntese de evidência, análise de decisão e avaliação económica na área da saúde. Existe, portanto, um perfeito alinhamento e coerência entre os objectivos de aprendizagem da unidade curricular e os conteúdos programáticos da mesma.
Exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular;
Revisão da literatura;
Resolução individual e em grupo de exercícios praticos;
Discussão em grupo;
Utilização de uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino dos topicos lecionados na unidade curricular.
Metodologia de avaliação:
Avaliação distribuida com exame final. A avaliação será realizada com recurso a exercícios práticos (30%) e a um exame final (70%).
A opção pela exposição teórica e os exercicios individuais e em grupo permitirão uma progressão lógica no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos para os métodos e sua implementação e dos conceitos e métodos mais básicos para os mais complexos, de forma a garantir o sucesso relativamente aos objectivos de aprendizagem da unidade curricular. Deste forma, estes métodos de ensino favorecem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências.
As discussões em grupo desenvolvem o espírito crítico face aos conceitos e métodos abordados.
A demonstração e resolução individual e em grupo de exercícios práticos permitem aplicar os conhecimentos adquiridos.
A plataforma de e-learning favorece a comunicação entre os estudantes e entre estes e os docentes, e a disponibilização de material didático.
O exame final permite avaliar a aquisição de conceitos teóricos. A avaliação através de exercicios práticos permite avaliar a capacidade de aplicação dos conceitos teóricos a situações concretas.
Higgins JPT, Green S (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0 [updated September 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011. Available from www.cochrane-handbook.org.
Athanasiou T, Darzi A (Editors). Evidence Synthesis in Healthcare: A Practical Handbook for Clinicians. London: Springer-Verlag, 2011.
Welton, NJ, Sutton, AJ, Cooper, N, Abrams, KR, & Ades, AE ; ). Evidence Synthesis for Decision Making in Healthcare, Chichester: Wiley-Blackwell, 2012
Borenstein, M, Hedges, LV, Higgins, JPT, & Rothstein, HR ; Introduction to Meta-Analysis, Chichester: John Wiley & Sons, 2009
Hunink MGM, Glasziou, P, Siegel, J, Weeks, J, Pliskin. J, Elstein, A & Weinstein, M. Decision making in health and medicine : integrating evidence and values.(2nd ed)., Cambridge ; New York: Cambridge University Press, 2014.
Fletcher, RH, Fletcher, SW, & Fletcher, GS. Clinical Epidemiology: The Essentials (5th Edition). Philadelphia : Lippincott Williams & Wilkins, 2014.
Haynes, RB, Sackett, DL, Guyatt, GH, & Tugwell, P. Clinical epidemiology: how to do clinical practice research (3rd edition). Philadelphia : Lippincott Williams & Wilkins, 2006
Sox, HC, Higgins, MC, & Owens, DK. Medical Decision Making (2nd Ed). , Chichester: Wiley-Blackwell, 2013
Drummond, M.F., Sculpher, M.J., Claxton, K., Stoddart, G.L., & Torrance, G.W. ; Methods for the economic evaluation of health care programmes (4rd ed)., Oxford ; New York: Oxford University Press, 2015
Brazier, J, Ratcliffe, J, Tsuchiya, A, Salomon, J. Measuring and Valuing Health Benefits for Economic Evaluation, Oxford: Oxford University Press, 2007
Briggs, A; Decision Modelling for Health Economic Evaluation, Oxford: Oxford University Press, 2006