LAB.HIDA

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Projeto Laboratorial em Análise Inteligente de Dados
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[ms_accordion_item title=”Coordenadores” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Cristina Costa Santos [/ms_accordion_item]
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Esta unidade curricular pretende colocar os estudantes num cenário de aprendizagem orientada por problemas, desenvolvendo um projeto laboratorial com análise inteligente de dados de saúde, preparando as suas competências na realização de investigação nesta área, aplicando os conhecimentos adquiridos nas restantes UC.
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Conteúdos a definir em cada edição mediante discussão e coordenação próxima com entidades associadas ao programa por via de projetos de investigação ou contrato laboral com os alunos. Estas instituições serão unidades de investigação, instituições prestadoras de cuidados de saúde ou indústria. A escolha dos problemas na área da análise inteligente de dados que serão desenvolvidos no projeto laboratorial será feita em cada edição desta unidade curricular, tendo em consideração não só o perfil e interesses dos alunos, como também os tópicos que no momento se considerem ser os mais relevantes na área. Os problemas a resolver poderão envolver a análise de tempos até ao acontecimento de determinado evento (morte, diagnóstico de doença, recidiva, etc.), a análise de grandes fluxos de dados, a análise de dado longitudinais, etc.
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Dado que o objetivo principal de aprendizagem da unidade é a aquisição de aptidões e comportamentos práticos em análise inteligente de dados, o recurso a problemas identificados por entidades externas de investigação e/ou prestação de cuidados de saúde, e indústria permitirá aos estudantes a melhor experiência de aprendizagem.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas em laboratório para desenvolvimento de um projeto. Avaliação por apresentação do projeto final (100%).
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A interacção prática em ambiente de laboratório permite consolidar nos estudantes os conceitos mais avançados da área científica. Através da discussão directa com docentes do programa, os estudantes irão igualmente desenvolver competências e principalmente ajustar comportamentos que lhes permitem integrar estes novos métodos na prática diária da investigação.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Berthold, M., & Hand, D. J. (2003). Intelligent Data Analysis. Springer Berlin Heidelberg.
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