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Prática Baseada na Evidência e Avaliação de Tecnologias de Saúde
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[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]João Fonseca [/ms_accordion_item]
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Compreender o conceito e enquadramento da avaliação de tecnologias em saúde
Conhecer as diferentes metodologias para a avaliação de tecnologias em saúde
Reconhecer a importância dos ensaios clínicos aleatorizados, dos estudos de efectividade comparada saúde e das revisões sistemáticas e meta-análises no âmbito concreto de avaliação de tecnologias em saúde
Saber avaliar tecnologias utilizadas no diagnóstico, tratamento e prevenção da doença
Adquirir os concietos necessários à interpretação de resultados, desenho e execução de ensaios clínicos e estudos de efectividade comparada
Conhecer os conceitos base da avaliação económica de tecnologias em saúde
Capacitação para a tomada de decisões em avaliação de tecnologias, tendo em conta questões sociais e éticas
Saber analisar as implicações da Avaliação de Tecnologias em Saúde na disseminação de tecnologias, na prática clínica, na definição de custos e em investigação e no acesso equitativo aos cuidados de saúde.
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
• Avaliação de Tecnologias em Saúde – definições e enquadramento.
• Metodologias para a avaliação de tecnologias.
• Avaliação de tecnologias utilizadas no tratamento, na prevenção e diagnóstico.
• Ensaios clínicos aleatorizados e estudos quasi-experimentais
• Estudos de efetividade comparada
• Conceitos de síntese de evidência para avaliação de tecnologias
• Conceitos de avaliação económica das tecnologias.
• Valorização de resultdos em avaliação de tecnologias.
• Implicações da Avaliação de Tecnologias em Saúde na disseminação de tecnologias, na prática clínica, no acesso equitativo aos cuidados de saúde na definição de custos e na definição de prioridades de investigação.
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os conteúdos lecionados proporcionam aos estudantes os conceitos e competências básicas necessárias e suficientes para planear, compreender os conceitos, enquadramento e metodologias utilizados na avaliação de tecnologias em saúde, avaliar criticamente as diferentes metodologias e aplicá-las na avaliação de tecnologias em saúde, no contexto de processos de tomada de decisão na área da saúde e contemplando todos os aspectos e áreas de avaliação adequadas aos seus objectivos.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Metodologias de ensino:
Exposição teórica de cada tópico descrito para a unidade curricular;
Revisão da literatura
Discussão de tópicos e de artigos científicos
Realização individual de exercícios
Utilização de uma plataforma de e-learning otimizada para o ensino dos tópicos lecionados na unidade curricular.
Metodologia de avaliação:
Avaliação distribuída com exame final. A avaliação será realizada com recurso a trabalhos escritos (50%) e a um exame final (50%).
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A exposição teórica de conceitos e revisão da literatura irá permitir que os estudantes conheçam e compreendam o conceito, enquadramento e metodologias de avaliação de tecnologias em saúde e desenvolvam competências relativas a ensaios clínicos e estudos efectividade comparada. A discussão de artigos científicos favorece o desenvolvimento de competências de análise das diferentes metodologias e implicações das mesmas. Através da realização de exercícios práticos os estudantes desenvolvem competências para analisar e desenhar estudos e avaliar tecnologias em saúde, bem como analisar criticamente as diferentes tecnologias para tomar decisões relativas à utilização das mesmas.
A plataforma de e-learning favorece a comunicação entre os estudantes e entre estes e os docente, e a disponibilização de material didático.
O exame final permite avaliar a aquisição de conceitos teóricos. A avaliação através de exercicios práticos permite avaliar a capacidade de aplicação dos conceitos teóricos a situações concretas.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Hopkins, R.B., & Goeree ,R. (2015). Health Technology Assessment: Using Biostatistics to Break the Barriers of Adopting New Medicines. Boca Raton: CRC Press.
Goodman, C.S. (2014) HTA 101: Introduction to Health Technology Assessment. Bethesda: National Library of Medicine International Conference on Harmonisation (ICH) Guideline, http://www.ich.org
Clinical Trials: A Practical Approach, 1996, Stuart J. Pocock, John Wiley & Sons
Higgins, J. , & Green, S., (Eds) (2008). Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. West Sussex, England: John Willey & Sons Ltd.
Drummond, M.F., Sculpher, M.J., Claxton, K., Stoddart, G.L., & Torrance, G.W. (2015). Methods for the economic evaluation of health care programmes (4rd edition). Oxford: Oxford University Press.
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