GATHER

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Colheita de Dados de Saúde
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[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Ricardo Cruz Correia [/ms_accordion_item]
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Esta unidade tem como objetivo explorar as questões relacionadas com a recolha de dados. Neste sentido pretende-se que sejam adquiridas competências na seleção das melhores formas de recolha de dados com o objetivo de otimizar a qualidade de dados e a adesão aos sistemas pelos utilizadores.
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Em particular serão abordados as várias formas de recolha de dados:
(1) estruturados ou narrativas,
(2) recolha por teclado, touch screen, som, sinais vitais, imagem ou análises automáticas (máquinas), por APIs
(3) recolha de graus de precisão e sensibilidade dos dados,
(4) validação de dados e incorporação de sistemas de apoio à decisão,
(5) sistemas de recolha para profissionais de saúde e pacientes,
(6) desenho de mockups e de pilotos de introdução de dados
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Ao percorrer e discutir as várias formas existentes atualmente de recolha de dados os alunos vão adquirindo as competências necessárias no processo de seleção dos melhores métodos e tecnologias a aplicar ao cenário que pretenderem.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os métodos usados serão o expositivo, a pesquisa bibliográfica e exercícios que vão sendo apresentados nas aulas.
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
A exploração referida nos objetivos será essencialmente trabalhada através da pesquisa bibliográfica. As competências serão obtidas nos exercícios realizados.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Health Informatics: An Interprofessional Approach, 2e 2nd Edition by Ramona Nelson PhD RN-BC ANEF FAAN (Author), Nancy Staggers PhD RN FAAN (Author). ISBN: 978-03234023
Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine (Health Informatics). Dec 4, 2013 by Edward H. Shortliffe and James J. Cimino
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