INFORM

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Introdução à Informática na Saúde
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[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Ricardo Cruz Correia [/ms_accordion_item]
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Dotar os alunos de conhecimentos e competências na escolha, desenho e gestão de sistemas de informação em saúde e registos clínicos electrónicos.

Conhecimentos

• Características gerais dos sistemas de informação em saúde (SIS) tais como registos clínicos, monitorização de doentes, radiologia, saúde pública, educacional, bioinformática e de gestão de conhecimento
• Arquitecturas e tecnologias destes sistemas, com enfoque nos aspectos comuns nas diferenças e no desenho
• Arquitecturas, componentes e exemplos de SIS, especialmente de SIS hospitalares e de clínicas, no suporte aos profissionais de saúde e aos gestores das instituições
• Especificações de funções de TI que suportam o uso ético, seguro, eficiente e responsável da informação e da decisão cínica
• Arquitecturas e exemplos de SIS no suporte ao doente e ao público
• Arquitecturas e exemplos de SIS no suporte ao gestores dos serviços de saúde na comunidade e regionais
• Etapas de desenvolvimento de um SIS e tendências atuais do desenvolvimento das aplicações
• Principais componentes do workflow da informação clínica: identificar problemas de segurança, prescrição, gestão de requisições e de exames, comunicação, documentação, segurança da informação e desenvolvimento de TI na saúde
• Estratégia na gestão da informação organizacional

Aptidões e competências

• Usar de uma forma eficiente e responsável as ferramentas de processamento de informação, no suporte à prática e à decisão dos profissionais de saúde
• Planear SIS orientados aos objectivos dos serviços de saúde
• Tratar de questões relacionadas com a recolha e percursos dos dados, incluindo medidas de qualidade e de desempenho
• Definição dos requisitos dos SIS
• Analisar os processos de prestação de cuidados para promover a segurança do utente, a qualidade na prestação de cuidados e desenhar diagramas UML desses processos
• Identificar os principais problemas e constrangimentos na implementação de SIS
• Gerir Sistemas de Informação em Saúde
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[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Como podem os computadores auxiliar a prestação de cuidados
Identificar e analisar a necessidade de sistemas de informação
Desenvolvimento e implementação de sistemas de informação em saúde
Registos Clínicos Eletrónicos
Integração de sistemas de informação e ontologias médicas
Formatos de comunicação de dados
Barreiras na recolha de informação
Tendências atuais no desenvolvimento de aplicações
Principais dificuldades nos SI na saúde
Uso significativo da informação
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os conteúdos lecionados dotarão os alunos dos conceitos necessários e suficientes para compreender e aplicar os métodos a que a unidade curricular se propõe, ao mesmo tempo que permitirão dotar os alunos das competências de integração das técnicas na futura prática.
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[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Métodos de ensino
• Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de temas, exercícios em grupo e individuais
• Trabalho de investigação em grupo com apresentação de um artigo cientifico no final
Métodos de avaliação
• Exame final (10 valores)
Trabalho de grupo (10 valores)
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[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As aulas teórico-práticas são adequadas para a transmissão dos conceitos teóricos envolvidos e permitirão o desenvolvimento das competências e comportamentos necessários à integração destes novos métodos científicos na prática diária.
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[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
– Shortliffe E, Cimino J. Biomedical Informatics – Computer Applications in Health Care and Biomedicine. 3rd ed: Springer; 2006.
– H. Pardes , Harold P. Lehmann , Patricia A. Abbott , Nancy K. Roderer , Adam Rothschild , Steven F. Mandell , Jorge A. Ferrer , Robert E. Miller , Marion J. Ball. Aspects of Electronic Health Record Systems. Springer; 2 edition (March 21, 2006)
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