APPLY

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Unidade curricular” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Economia, Política e Gestão de Saúde
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]
[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Coordenação” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]Guilhermina Rêgo [/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Objetivos de aprendizagem” color=”#7b89b6″ background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Objetivos
– Noções de Economia e a importância da Economia da Saúde;
– Sistemas de Saúde;
– Os mercados e as indústrias relacionados nos cuidados de saúde;
– Eficiência, eficácia e equidade em Saúde;
– Técnicas de avaliação económica.

Competências
– Apresentar conceitos relevantes em Economia da Saúde;
– Demonstrar a aplicação de métodos de análise económica à área da Saúde;
– Conhecer os principais métodos de avaliação económica em Saúde;
– Aplicar os conhecimentos teóricos trabalhados a casos concretos.
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””] [ms_accordion_item title=”Conteúdos programáticos” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Economia da Saúde: o que é? Para que serve? Conceitos introdutórios.
A Saúde na era da Informação
O crescimento das despesas em saúde
Procura e Oferta em Saúde
Financiamento e análise de custos hospitalares
Sistemas de ajustamento para o risco
A Saúde em Portugal e o Papel do Estado
Modelos de gestão e financiamento no sector hospitalar e dos cuidados primários de saúde em Portugal
O mercado do medicamento em Portugal
Comparação de sistemas de saúde
Técnicas de avaliação económica de tecnologias de saúde
Discussão de casos de avaliação económica
[/ms_accordion_item] [/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Os conteúdos, em 50% da sua extensão, referem-se à apresentação e contextualização dos conceitos e das ferramentas pelos docentes. No restante, os alunos têm que aplicar proactivamente e em relativa autonomia, exercitando-se na sua capacidade de generalizar as aprendizagens.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Metodologias de ensino” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Aulas expositivas; sessões de discussão; teste escrito (50%); avaliação das apresentações em aula (50%).
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
As aulas expositivas transmitem os conceitos e as sessões de discussão permitem a sua aplicação utilizando as ferramentas próprias da unidade curricular.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]

[ms_accordion style=”simple” type=”1″ class=”” id=””]
[ms_accordion_item title=”Bibliografia principal” color=”” background_color=”” close_icon=”” open_icon=”” status=”open”]
Pedro Pita Barros, 2009. Economia da Saúde – Conceitos e Comportamentos. 2ª edição, Edições Almedina.
Ann Mahon, Kieran Walshe and Naomi Chambers. A Reader In Health Policy And Management (1st edition). Open University Press, 2009.
Drummond, M.F., Sculpher, M.J., Claxton, K., Stoddart, G.L., & Torrance, GW; Methods for the economic evaluation of health care programmes (4rd ed)., Oxford ; New York: Oxford University Press, 2015.
[/ms_accordion_item]
[/ms_accordion]